Você tem se sentido infeliz com o trabalho?
As pessoas estão sempre buscando a realização da sua própria vida, buscando descobrir o que querem ser e o que querem se tornar, e evitar o sentimento de tempo perdido e de frustração. Isto é, os indivíduos buscam um sentido na vida.
Como o trabalho tem grande valor na vida das pessoas, pode-se dizer que elas buscam trabalhar em algo que tenha sentido, que os objetivos das atividades que exercem sejam alinhados aos objetivos pessoais. Você já parou para pensar qual é o sentido do seu trabalho? E o que precisa ter um trabalho para ter sentido para você?
Um trabalho com sentido varia para cada indivíduo e pode ainda variar para a mesma pessoa ao longo da vida, a depender de aspectos como idade, maturidade, contexto, educação, ocupação.
Pesquisas comprovam que as pessoas não trabalham apenas por dinheiro. Mais de 80% dos indivíduos continuariam trabalhando caso tivessem dinheiro suficiente sem precisar de trabalhar. E isso se justifica porque as pessoas buscam no trabalho o relacionamento com outras pessoas, sentimento de vinculação, de utilidade e um objetivo na vida.
E quais seriam os aspectos que fazem o trabalho ter sentido?
Aspectos de um trabalho com sentido
O sentido que uma pessoa encontra na função que exerce se dá:
- Pela variedade de tarefas, em que o indivíduo pode aproveitar suas diversas competências;
- Pela identidade do trabalho, em que a pessoa pode perceber o resultado de seu trabalho, ou seja, identificar sua contribuição como parte de um todo.
- Pelo significado do trabalho, que é a capacidade de o trabalho ter impacto significativo no bem estar do indivíduo e de outras pessoas.
- Sentimento de responsabilidade também é outro aspecto importante e tem relação com a autonomia, liberdade e independência atribuída à pessoa na realização de suas tarefas.
- E, por fim, pelo conhecimento do seu desempenho, que se dá por meio de feedback, com o objetivo construtivo e de aprimoramento.
Ou seja, não tem sentido um trabalho que não pode ser feito de maneira eficiente e que não leva a alguma coisa, algum resultado visível. Também não tem sentido um trabalho que não é intrinsecamente satisfatório, isto é, que a própria execução não confere um sentimento de realização e prazer. Frequentemente as pessoas também se referem à perda de sentido se o trabalho não pode ser feito de maneira socialmente aceitável e responsável, se não possibilitar o desenvolvimento da identidade a partir da interação social satisfatória, se não mantém ocupado (de forma equilibrada, sem sobrecarga) e se não proporciona segurança e autonomia (o salário tende a ser mais associado à segurança e independência que ao prestígio).
As experiências das pessoas no trabalho são deterioradas principalmente por exigências de desempenho, estresse e falta de equilíbrio com a vida pessoal. Os objetivos propostos às pessoas precisam ser possíveis de se realizar, uma vez que o oposto destrói a auto-confiança e auto-estima do indivíduo e, consequentemente, as pessoas despejam na organização a descrença sobre si mesma.
Como encontrar um trabalho com sentido para você
Como já disse anteriormente, os critérios para avaliar se o trabalho faz ou não sentido para você são extremamente pessoais. É importante conhecer o que é importante para você. Em outras palavras, conhecer os seus próprios valores, sempre falo deles por aqui. Esse é o primeiro passo para descobrir um trabalho que faça sentido. Mas não se assuste: frequentemente você vai precisar criar esse trabalho, inventá-lo; e frequentemente você vai precisar se permitir experimentar para saber.
Mas aqui estão algumas perguntinhas que vão te ajudar a ter uma direção:
- O que você mais valoriza na vida? Quais são as coisas essenciais pra você?
- O que um trabalho precisaria te proporcionar para conseguir preencher esses valores?
- Quais são seus pontos fortes? Que tarefas utilizariam esses pontos fortes?
- De que forma você gostaria de ser lembrado? De que forma você gostaria de contribuir na vida das pessoas?
Vou adorar saber suas respostas e contribuir com essa busca! Me conta nos comentários!