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Todo profissional já cometeu algum erro em sua carreira. Pequenos contratempos são mais fáceis de superar, como um erro de digitação em um documento ou um erro de formatação em uma planilha. Outros erros são mais difíceis de corrigir, como compartilhar acidentalmente informações confidenciais com o cliente errado ou perceber que você fez cálculos errados no orçamento anual de seu departamento e ele já está em uso.

Independentemente do tamanho do erro, o importante é se concentrar em como você pode se recuperar dele. Lembre-se de que, não importa a situação, sua reação ao erro desempenhará um grande papel em quão eficazmente você sobreviverá ao contratempo. Os seguintes passos podem ajudá-lo a ser proativo e superar o erro.

Dê um passo para trás e avalie a situação.

Este é o primeiro passo que você deve dar quando perceber que cometeu um erro. É um passo importante porque o ajudará a determinar claramente o que precisará fazer a seguir. Tomar um fôlego e dar um passo para trás imediatamente e avaliar o que aconteceu o ajudará a analisar a situação de forma objetiva para evitar uma reação exagerada.

Reserve alguns momentos e faça a si mesmo as seguintes perguntas: Quão grave foi o seu erro? Quantas pessoas serão afetadas por ele? Você pode simplesmente pedir desculpas e seguir em frente ou existem consequências muito sérias? Se tiver dificuldade em analisar a situação sem se emocionar, peça a um amigo próximo ou membro da família para ajudá-lo (sem revelar informações confidenciais, é claro).

Processar suas emoções com eles primeiro pode ajudá-lo a se tornar objetivo sobre a situação mais rapidamente. Além disso, eles podem até lhe dar ótimos conselhos. A chave é não ter uma reação impulsiva. Saia do seu escritório ou dê uma volta do lado de fora por um momento, se precisar, para clarear a mente primeiro.

Assuma a responsabilidade.

Depois de avaliar a situação e determinar quais são os próximos passos para corrigi-la, assuma o erro. Se você determinou que tudo o que é necessário é um pedido de desculpas, certifique-se de que isso aconteça o mais rápido possível, com as pessoas certas. Se você cometeu um erro simples, a situação pode exigir apenas que você informe sua equipe. Se foi um erro mais grave, na maioria dos casos, você também precisará informar seu chefe.

Ao falar com eles, não dê voltas. Vá direto ao ponto. Não importa as circunstâncias, ao assumir a responsabilidade pelo erro, é importante ser claro sobre o que aconteceu e evitar tentar minimizar o erro. Será mais fácil corrigir o erro se você fornecer informações precisas desde o início e oferecer possíveis soluções. Admitir para o chefe, equipe ou cliente que você cometeu um erro sério pode parecer assustador, mas eles apreciarão sua honestidade a longo prazo e isso preservará seu relacionamento e imagem profissional, mesmo que a primeira reação deles não seja positiva. Ao oferecer uma solução, você proporciona um senso de conforto de que pode lidar com a correção da situação.

Prepare-se para o controle de danos.

Este é outro passo importante a ser dado, e quanto mais rápido você puder começar o controle de danos, melhor. Você é capaz de corrigir a situação por conta própria? Se foi apenas um erro de digitação, pode ser tão simples quanto enviar uma nova cópia pedindo ao destinatário que ignore a versão anterior do documento.

Este erro já aconteceu com alguém de sua equipe antes? Eles podem compartilhar etapas úteis que você pode seguir para remediar a situação. Se você cometeu um erro grave, provavelmente precisará decidir um plano de ação com seu chefe.

Se o erro for tão grave que seu emprego possa estar em jogo, não vá para a reunião já assumindo que será demitido. Faça o seu melhor para criar uma solução (ou várias) antes de entrar no escritório de seu chefe e decida as etapas de ação que você tomará no futuro para evitar que o erro ocorra novamente.

Gerencie a questão.

Novamente, é importante ser proativo, especialmente se você cometeu um erro sério. Desenvolva um plano de ação de três e seis meses para evitar qualquer repercussão adicional de seu erro. Se o erro foi grande o suficiente para que você tenha sido colocado em probação, não espere passivamente pelo tempo passar. Use a oportunidade não apenas para aprender com seu erro, mas também para fortalecer seu músculo de resiliência.

Acompanhe tudo o que você faz para melhorar a situação e faça check-ins frequentes com seu chefe ou equipe para informá-los sobre as etapas que está tomando. Isso ajudará a construir confiança em suas habilidades no futuro. Manter sua confiança após o erro e assumir a responsabilidade por ele ajudará a demonstrar que você é resiliente em situações difíceis.

Não deixe seus erros te definirem. O famoso ex-técnico de basquete da UCLA, John Wooden, disse: “Se você não está cometendo erros, então não está fazendo nada.” Portanto, não deixe um erro desanimá-lo e paralisá-lo em seu caminho profissional.

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