Com investimento de R$ 1,28 bilhão e geração de 21,9 mil empregos diretos e indiretos, o gasoduto, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), aumenta a capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para o Vale do Aço. Obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Gasbel II tem 267 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m² por dia. Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de m² por dia. De acordo com a Petrobras, a entrada em operação de dois novos gasodutos – o Paulínia-Jacutinga, em janeiro 2010, e o Gasbel II – deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 22 anos.
Em julho de 2007 a ESTEIO deu início à execução dos Serviços de Projeto Básico do Gasoduto Rio de Janeiro – Belo Horizonte (GASBEL II). Este trecho do gasoduto tem cerca de 264 km, com diâmetro de 18″, partindo da ESVOL – Estação de Volta Redonda, no município de mesmo nome, no Estado do Rio de Janeiro, até a área da Válvula 24 do Oleoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (ORBEL I), no município de Queluzito, no Estado de Minas Gerais, é denominado Expansão do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (Gasoduto GASBEL II). Os municípios atingidos foram:
TRAVESSIA / CRUZAMENTO | MUNICÍPIO | |
RIO DE JANEIRO | 1 | Volta Redonda |
2 | Pinheiral | |
3 | Piraí | |
4 | Barra do Piraí | |
5 | Mendes | |
6 | Vassouras | |
7 | Rio das Flores | |
RIO DE JANEIRO | 8 | Belmiro Braga |
9 | Juiz de Fora | |
10 | Ewbank da Câmara | |
11 | Santos Dumont | |
12 | Oliveira Fortes | |
13 | Barbacena | |
14 | Alfredo Vasconcelos | |
15 | Ressaquinha | |
16 | Carandaí | |
17 | Cristiano Otoni | |
18 | Queluzito |
BASE CARTOGRÁFICA
A base cartográfica utilizada foi da IBGE 1:50.000:
– SF-23-Z-A-III-3
– SF-23-Z-A-VI-1
– SF-23-Z-A-V-2
PLANO FUNCIONAL
A partir da base cartográfica, elaborou-se o Plano Funcional, indicando os acessos, áreas de válvulas e bota-foras.
ESTUDO DE TRAVESSIAS E CRUZAMENTOS ESPECIAIS
Ao longo da faixa foram realizados os seguintes estudos de travessias e cruzamentos:
Item | TRAVESSIA / CRUZAMENTO | Item | TRAVESSIA / CRUZAMENTO |
1 | Rodovia Municipal Benjamin Constant | 7 | Rio das Mortes |
2 | RJ 141 | 8 | RJ 115 |
3 | Canal Santa Cecília | 9 | Ferrovia Centro Atlântica S.A |
4 | Rio Piraí | 10 | Rio Paraíba do Sul |
5 | RJ 137 | 11 | RJ 135 |
6 | BR 393 | 12 | Afluente da Divisa |
Relação de todas as travessias ao longo da faixa.
PRODUTOS GERADOS
Os serviços do escopo de projeto básico da faixa e pré-detalhamento do duto foram traduzidos pelos seguintes produtos:
- Planta de Situação com implantação geral na escala 1:25:000;
- Planta Chave / Unifilar de Terraplenagem na escala 1:10.000;
- Desenho de Zoneamento Geotécnico na escala 1:10.000;
- Mapa Ambientais na escala 1:10.000;
- Desenho de Unifilar de Vegetação na escala 1:5.000;
- Planta de Faixa na escala 1:1.000;
- Perfil do duto na escala 1:1.000;
- Desenho de cruzamentos e travessias na escala 1:200;
- Desenho de Seção de Terraplenagem na escala 1:200;
- Desenho de detalhes típicos de terraplenagem na escala 1:500;
- Desenho de detalhes típicos de drenagem na escala 1:500;
- Desenho de obras de contenção e estabilização das margens na escala 1:500;
- Relatórios;
- Memoriais Descritivos;
- ETs – Especificações Técnicas;
- MC – Memórias de Cálculo;
- Planilhas de Quantidades.
Cliente: | Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS |
Segmento: | Óleo e Gás |
Prazo: | 23 meses |
Extensão: | 99 km |
Local: | Rio das Flores | RJ |
Escopo
Expansão do Gasoduto GASBEL II – Trecho “B” (Rio das Flores/ RJ – Belmiro Braga, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara e Santos Dumont/MG).
FOTOS DO PROJETO
Recuperação de Áreas Degradas
Recuperação de Áreas Degradas – Utilização de Escavadeira