Você sabia que as pessoas que tem o hábito da gratidão são mais felizes? Você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão? Ou em que começou o dia agradecendo? Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar a outras pessoas.

Recentemente pouco se sabia sobre a gratidão, mas o psicólogo americano Abraham Maslow, em suas pesquisas, conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão, são aspectos vitais para a saúde emocional. Depois de suas pesquisas, ficou provado que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes, e não só por isso, mas também pelo fato de valorizar mais o que possuem, ao invés de ficarem alimentando sua ansiedade por aquilo que não tem.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Mas pelo que devemos ser gratos?

Provavelmente você já se pegou fazendo essa pergunta. Então vamos lá, comece fazendo uma lista. Já parou para pensar em tudo de bom que você tem na sua vida? Sua família, amigos, saúde, trabalho, um lar, seus talentos, entre vários outros, ou seja, tudo aquilo que for positivo na sua vida já um motivo para agradecer.

Fazendo isso diariamente, a sua gratidão começará a aflorar e a sensação que ficará é de que você tem muito mais do que o necessário para viver, e todos esses motivos já são o suficiente para ser grato.

Saia do piloto automático

Quer ser uma pessoa mais grata? Então, que tal começar saindo do piloto automático? É claro que agir dessa forma pode ser um desafio, mas acredite, os resultados de exercer a gratidão valem muito a pena.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que expressam sua gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos.

Como ser uma pessoa mais grata?

Devemos pensar a gratidão como um músculo e não como um sentimento, e como todo músculo, este também deve ser exercitado para ficar mais forte.

Confira agora algumas atitudes simples que poderá nos ajudar a sermos pessoas mais gratas.

Sorria

Você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? É simples, ao cruzar com uma pessoa, sorria e pense: “como sou grato por você ter cruzado meu caminho”. Pronto, agradecemos.

Você possui conforto material?

Sim, todos nós temos algum conforto material. Pode ser um chuveiro quente, uma cama, comida na mesa. Portanto, sejamos gratos por cada uma dessas coisas, por elas fazerem parte do nosso dia a dia. Já pensou em como seria nossas vidas sem elas? No final, nós vamos percebendo que sempre possuímos muito mais coisas do que imaginamos.

Faça elogios

Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, acompanhado de gratidão por aquela pessoa fazer parte de algum momento, de algum ensinamento ou mesmo pela companhia, pode ser uma experiência muito interessante.

Saiba agradecer os elogios recebidos

É preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando recebemos um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa, que ela nos proporcionou um momento feliz.

Demonstre paciência

Se houver uma pessoa perto de nós que esteja de mau humor, precisamos ter paciência, sorrir, ser gentil e agradecer em nosso interior por esse momento, pois desta forma, conseguiremos perceber o quanto é importante não absorver energia negativa.

Compartilhe a sua gratidão

Agora é a sua vez! Que tal aproveitar o espaço abaixo para comunicar a sua gratidão por algo ou alguém? Comente no artigo, e compartilhe em suas redes sociais.

Comente!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Verificado por MonsterInsights