Todo profissional foi culpado de cometer um erro. Pequenos percalços são mais fáceis de ignorar, como um erro de digitação em um documento ou um erro de formatação em uma planilha. Outros erros são mais difíceis de corrigir, como compartilhar informações confidenciais acidentalmente com o cliente errado ou perceber que você fez as contas no orçamento anual do seu departamento incorretamente e já está em uso.
Quer o erro seja grande ou pequeno, o importante é se concentrar em como você pode se recuperar dele. Tenha em mente que, independentemente da situação, a sua reação ao erro terá um papel importante na forma como você sobrevive ao acidente. As etapas a seguir podem ajudar você a ser proativo e superar o erro.
Recue e avalie a situação.
Este é o primeiro passo que você deve dar quando perceber que cometeu um erro. Este é um passo importante, pois ajudará você a determinar com clareza o que precisa fazer no futuro. Respirar imediatamente e dar um passo para trás e avaliar o que aconteceu ajudará você a olhar a situação objetivamente para evitar reações exageradas.
Tire alguns momentos e pergunte-se: quão ruim foi o seu erro? Quantas pessoas serão afetadas por isso? Você pode simplesmente pedir desculpas e seguir em frente ou existem consequências muito sérias? Se você está tendo problemas para analisar a situação sem se emocionar, peça a um amigo próximo ou a um membro da família para ajudá-lo (sem revelar qualquer informação confidencial, é claro).
Processar suas emoções com eles primeiro pode ajudá-lo a se tornar objetivo sobre a situação mais rapidamente. E eles podem até te dar ótimos conselhos. A chave é não ter uma reação instintiva. Saia do seu escritório ou dê um passeio do lado de fora por um momento, se precisar, para limpar a cabeça primeiro.
Tomar responsabilidade.
Depois de avaliar a situação e determinar quais são os próximos passos para corrigi-la, assuma o erro. Se você determinou que tudo o que é necessário é um pedido de desculpas, certifique-se de que isso aconteça o mais rápido possível, com as pessoas certas. Se você cometeu um erro simples, a situação pode exigir que você notifique sua equipe. Se foi um erro mais grave, na maioria dos casos você também precisará informar seu chefe.
Quando estiver falando com eles, não fique nervoso. Vá direto a isso. Independentemente das circunstâncias, ao assumir a responsabilidade pelo erro, é importante ter claro o que aconteceu e evitar tentar minimizar o erro. Será mais fácil corrigir o erro se você fornecer informações precisas desde o início e oferecer possíveis soluções. Admitir ao seu chefe, equipe ou cliente que você fez um acidente sério pode parecer assustador, mas eles vão apreciar a sua honestidade a longo prazo e vai preservar o seu relacionamento profissional e marca, mesmo que sua primeira reação não seja positiva. Quando você oferece uma solução, você oferece uma sensação de conforto para lidar com a correção da situação.
Prepare-se para o controle de danos.
Este é outro passo importante a tomar, e quanto mais rápido você puder iniciar o controle de danos, melhor. Você é capaz de resolver a situação sozinho? Se foi apenas um erro de digitação, pode ser tão simples quanto enviar uma nova cópia solicitando ao destinatário que desconsidere a versão anterior do documento.
Esse erro aconteceu com outra pessoa em sua equipe antes? Eles podem compartilhar etapas úteis que você pode tomar para remediar a situação. Se você tiver cometido um grave acidente, provavelmente precisará decidir sobre um plano de ação com seu chefe.
Se o erro for tão grave que seu trabalho pode estar em risco, não entre na reunião já que você será demitido. Faça o seu melhor para chegar a uma solução (ou várias) antes de entrar no escritório do seu chefe e decidir sobre as medidas que você tomará no futuro para evitar que o erro aconteça novamente.
Gerenciar o problema.
Novamente, é importante ser proativo, especialmente se você tiver cometido um erro grave. Desenvolva um plano de ação de três meses e seis meses para evitar qualquer reação adicional do seu erro. Se o erro foi grande o suficiente para que você tenha sido colocado em liberdade condicional, não espere passivamente o tempo passar. Use a oportunidade para não apenas aprender com o seu erro, mas também construir seu músculo de resiliência.
Acompanhe tudo o que você faz para melhorar a situação, e verifique com seu chefe ou equipe com frequência para que eles saibam quais etapas você está tomando. Isso ajudará a construir confiança e confiança nas suas habilidades. Manter sua confiança após o erro e assumir a responsabilidade por isso ajudará a demonstrar que você é resiliente em situações difíceis.
Não deixe seus erros te definirem. O ex-técnico de basquete da UCLA, John Wooden, disse: “Se você não cometer erros, então não está fazendo nada”. Portanto, não deixe que cometer um erro desanime e paralise sua carreira.
É importante se concentrar no futuro e identificar quais lições podem ser aprendidas com a situação. Determine como o erro pode ajudá-lo – talvez você precise ser mais cauteloso ou orientado a detalhes. Não importa qual seja o erro, lembre-se de pegar o que você pode aprender com a situação e seguir em frente.