Na semana passada, compartilhei uma postagem falando sobre o preparo de todas as suas refeições para a semana em uma única tarde (também tenho um capítulo inteiro dedicado a refeições antecipadas em meu ebook popular). Ofereci muitas dicas, imagens e dei um passo a passo do que parece o meu dia de preparação de alimentos. Recebi muitos feedbacks positivos sobre esta postagem. No entanto, dentro desses comentários, havia declarações como esta:
Isso parece incrível, gostaria de poder fazer isso!
Uau, você é tão organizado, você pode vir à minha casa e fazer isso por mim?
Eu adoraria fazer preparação de alimentos, mas não sei por onde começar…
Tentei fazer preparação de alimentos e fiquei tão sobrecarregado que desisti!
Esses comentários e outros semelhantes me fizeram refletir. Quero que você, meu leitor, ao ler minhas postagens, pense: “Eu posso fazer isso”. Não quero que você se sinta sobrecarregado ou que isso pareça inatingível. ACREDITE EM MIM, se você me conhecesse na “vida real”, você diria: “Droga, se a Andrea pode fazer isso, então eu definitivamente posso fazer isso”. Não estou brincando! Alguns dos meus amigos mais próximos se perguntam como consigo até amarrar meus próprios sapatos em alguns dias. Mas uma das minhas citações favoritas é: “Nunca fica mais fácil, você só melhora”. Isso é tão verdadeiro. Quanto mais eu trabalho em algo, mais “mais fácil” fica. Não porque a tarefa em si tenha se tornado mais simples, mas porque eu melhorei. Eu evoluí. A pessoa que sou hoje em relação à preparação de alimentos não é a mesma pessoa que era há 4 anos, quando comecei.
Se eu desse orientações semanais de preparação de alimentos para alguém que está “apenas começando”, seriam as seguintes:
Não tente preparar tudo de uma vez!
Em primeiro lugar, ao começar, não tente antecipar todo o seu planejamento semanal de cardápio. Isso o sobrecarregará completamente – ainda pode me sobrecarregar. Comece devagar. Na primeira semana, prepare 1 ou 2 receitas com antecedência e, à medida que você se familiariza com o processo, pode preparar mais.
Não tente novas receitas.
Ao começar com o preparo de alimentos, é melhor seguir com receitas que você já conhece. Dessa forma, você terá confiança no resultado da receita, e a única coisa com a qual você precisa se preocupar é prepará-la antecipadamente. Foi assim que comecei com o meu preparo de alimentos. Peguei receitas que eu fazia com frequência, como carne de taco e molho vermelho de mariscos, e as preparei com antecedência, armazenando no refrigerador e, às vezes, no congelador. Isso me permitiu focar no que funcionava, no que não funcionava e, o mais importante, me permitiu experimentar os benefícios de ter comida pronta. Eu sei que carne de taco e molho de mariscos são fáceis de fazer, mas ainda assim achei extremamente benéfico ter essas refeições prontas com antecedência.
Selecione qual receita, preparada antecipadamente, teria o maior impacto na sua semana.
Isso é fundamental! Se você tem pouco tempo ou energia para preparar muita comida, priorize suas refeições. Qual receita, se feita com antecedência, vai facilitar sua semana? Se todas as manhãs você está correndo e não tem tempo para um café da manhã saudável, concentre-se em preparar sanduíches de café da manhã ou aveia cortada em aço. Se o jantar é a parte mais estressante do dia, prepare alguns ingredientes para iniciar as refeições ou ingredientes para algumas receitas de fogão lento. Se você está sempre correndo para a máquina de lanches às 15h, faça alguns pacotes de vegetais ou saquinhos de amêndoas. O que vai tornar mais fácil para você comer de forma saudável durante a semana?
Quando eu trabalhava fora de casa, ter o almoço pronto era fundamental. Se eu não o tivesse, com certeza iria para as máquinas de lanches ou a lanchonete. Você pode ver todas as minhas receitas de salada em pote de vidro aqui.